quinta-feira, 11 de agosto de 2005

O que é pecado?

Hoje de manhã aconteceu algo que me deixou profundamente magoada.
Uma vez que meu namorado está sem carro, pois deixou-o no mecânico, fui buscá-lo na estação de trem para irmos para o trabalho (até o dia de hoje, trabalhamos juntos, mas a partir de amanhã ele já não estará mais trabalhando aqui comigo). Eis que tudo estava ótimo, quase bati num caminhã pois estava morrendo de sono, mas tudo bem. Até que resolvemos conversar sobre trabalho (isso sempre acaba em briga ou decepção). E de repente, eu falo um palavrão. Nada pesado, apenas "Tal pessoa foi bem f... da p....". Isso é um palavrão tão grave assim?
Nós somos evangélicos. O que não quer dizer que sejamos perfeitos. Agora, veja se está certo: ele caiu matando em cima de mim, me olhou com uma cara, e me deu a maior bronca. Ótimo. É pecado falar palavrão, não é?
E por acaso não é pecado deixar de estudar a Palavra, não agir de acordo com os mandamentos de Deus, não tratar a namorada como a Bíblia manda, refutar todos os pensamentos para o lar que a Bíblia diz claramente? A Bíblia diz que é pecado falar palavrão. Mas por acaso, a Bíblia também não diz que deve-se repreender com respeito e ensinar em amor? A Bíblia também não diz que o homem é responsável pela felicidade da mulher? Não diz que é mister estudar a Palavra para poder aplicá-la? Que é necessário pregá-la em todo lugar? Ou será que eu estou enganada? Pode ser, né? Mas não me lembro, do que eu estudei, que a Bíblia seja um livro para beneficiar comportamentos egoístas e estúpidos. Para julgar sem antes ver suas mãos. Acho que me lembro de uma história, talvez possa estar enganada, claro... Ela diz que Jesus disse aos que iam atirar pedras na mulher pecadora: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra". Mas claro, ele deve ter esquecido. Ou eu estou errada. Provavelmente interpretei errado, a ótima desculpa para calar a boca dos outros quando nos pôem na parede. Ou ele não tem pecados. Será? Tá.
---------- o ---------- o ----- o0O0o ----- o ---------- o ----------
Muitas vezes, paro para pensar se realmente ele é a pessoa que Deus mandou para mim. Fora a fidelidade, que é 100%, eu não vejo grande diferença entre ele e um rapaz do mundo. Os conceitos todos que ele deveria seguir, ele acha que não são bem assim. Quando a Palavra fala claramente que ele deve ser o provedor da casa, ele diz que está errado. Devem ser os dois. Quando a Palavra diz que o homem é responsável pela felicidade em seu casamento, ele diz que está errado. São os dois. Quando a Bíblia diz que devemos orar juntos, jejuar, pedir, entregar nossas aflições... está errado. Ele tem coisas mais importantes para fazer. Como dormir, por exemplo. Está muito cansado.
---------- o ---------- o ----- o0O0o ----- o ---------- o ----------
Agora é o ensaio para tocar. Sempre dei força para que ele voltasse a tocar na Comunidade. Porém, não estava ciente de que isso significaria que o ensaio seria às 16h30 do Sábado. Resumindo:
- Ele está saindo da empresa, de forma que não vamos mais nos ver durante a semana;
- No Sábado, eu tenho aula na faculdade até às 11h30, chegando na casa dele por volta de 12h30;
- Temos disponível o tempo das 12h30 até às 15h30, uma vez que às 15h30 ele tem de tomar banho e se arrumar;
Concluindo, temos 3h por semana para ficarmos juntos. Não é ótimo? Perguntem para ele. Com certeza não vai ser "nada demais". Afinal, é pela obra do Senhor. Estranho. Quando é para orar pela obra do Senhor, não vale a pena o sacrifício. Depois sou eu que sou egoísta, não? Certo.
---------- o ---------- o ----- o0O0o ----- o ---------- o ----------
Agora outra coisa. Quando eu digo para ele: "Esse comportamento que você tem comigo é ruim. Gostaria que você agisse diferente.", a resposta é: "Eu sempre agi assim, então é difícil de acostumar com outro jeito, leva tempo". Agora quando eu falo um maldito palavrão, ele não consegue pensar: "A família dela não é evangélica como a minha. Ela cresceu ouvindo e achando que palavrão era a coisa mais normal do mundo para expressar sentimentos de raiva ou angústia extremas. É normal que DE VEZ EM QUANDO ainda se expresse assim. Com o tempo, vai mudando, como as outras coisas". Mas não! É assim: "Ela tem de ser perfeita. Eu não sou, mas quem se importa? Afinal, a Bíblia diz que eu sou o Árbitro Supremo". Ah, sim, diz mesmo. Mas também diz que essa posição deve ser conquistada com amor e respeito, e não à força. Tipo assim: "agora me interessa, eu sou o todo-poderoso chefe", "agora não me interessa, eu não concordo com o que a Bíblia diz neste sentido".
---------- o ---------- o ----- o0O0o ----- o ---------- o ----------
Agora eu pergunto: o que é pecado? Falar um palavrãozinho raramente, ou negligenciar o que está EXPRESSAMENTE, CLARAMENTE EVIDENCIADO NA PALAVRA DE DEUS? DIZER QUE NÃO CONCORDA COM A PALAVRA DE DEUS, ISSO SIM PARA MIM É PECADO.
---------- o ---------- o ----- o0O0o ----- o ---------- o ----------

Nenhum comentário: