sexta-feira, 9 de dezembro de 2005

A Bata Rosa

Eu participo de um grupo de tricoteiras no Yahoo, e uma das meninas disse que entrou no meu blog e gostou da blusinha rosa. Assim, vou aqui explicar como foi que eu a fiz, para quem se interessar.
Inicialmente, eu pretendia fazer essa blusinha aí ao lado, que é uma receita da Pingouin. Porém, ela é feita da seguinte forma: abaixo do busto, você levanta os pontos, trabalha em barra de tricô 2x2, e depois prende essas franjas beeeeeeeem compridas.... Mas o que eu tinha para fazer a blusa era barbante, e com essas franjas não ia ficar legal. Ao mesmo tempo, eu também não queria uma blusa justa, nem marcando, pois estou gordinha, então a idéia da barra 2x2, que se ajusta ao corpo, não era legal para mim. Nesse caso, o que sobrou pra eu aproveitar da receita foi mesmo o bustiê, e mesmo assim, sem essas bolinhas. O esquema do bustiê é fazer 15 correntinhas + 3 para virar, e trabalhar conforme o esquema abaixo. Não sei se é fácil de enxergar para todo mundo, mas como eu sou iniciante, para mim não foi. Você faz as primeiras correntinhas, e volta trabalhando elas, e na próxima ida, vai trabalhando o outro lado das mesmas correntinhas, ou seja, a bem dizer, você vai trabalhando em "círculo", começando do centro e vai indo trabalhando as bordas. O esquema é esse. Coloquei também um esquema com o início e o sentido das carreiras, porque se eu fosse ler sozinha, sem minha avó pra me ensinar, eu não saberia fazer. Claro que as crocheteiras experientes tiram de letra, não precisam nem de gráfico, só de olhar sabem, mas esse não é o caso de todo mundo, né?

Então, aí eu comecei e fiz esses dois bustiês, mas não os fiz inteiros. À medida que fui fazendo as carreiras, fui medindo, até mesmo porque eu fiz com barbante, e a receita é com linha. Fiz os dois bustiês iguais e os uni com cinco pontos baixos na frente. Daí peguei os pontos do final do primeiro bustiê, do lado, e continuei fazendo pontos altos e medindo nas minhas costas, na direção do outro bustiê. Ou seja, fui fazendo pontos altos do lado direito do bustiê aí em cima, com o objetivo de chegar do lado esquerdo do outro. Como disse, fiz a quantidade necessária para fechar nas minhas costas. Assim, quando fiz a última carreira de pontos altos, prendi-os no lado esquerdo do outro bustiê com pontos baixos. A partir daí, é que vem a personalização. Eu queria que a bata fosse folgadinha na frente, então eu fiz um ponto baixo em cada ponto alto da parte debaixo do bustiê, e na carreira seguinte, fui fazendo um ponto alto em cada ponto baixo, e quanto chegava no ponto do centro do bustiê, eu fiz dois pontos altos, duas correntinhas e mais dois pontos altos, no mesmo ponto central, e aí pulei para o próximo ponto. Fiz esse aumento por três carreiras, mas hoje vendo a blusa pronta, não sei se teria feito. Ficou com um aspecto de grávida. Todo mundo me falou isso. Aí, vai do gosto do cliente. Para quem quer fazer algo para grávidas, essa blusinha é legal pois, dependendo do tamanho da barriga, você vai aumentando pontos no centro, e fica certinho na barriga da gestante, pois aumenta só na frente. Daí, depois das carreiras de aumentos, eu só fui trabalhando um ponto alto em cada ponto alto anterior (eu trabalho no meio do ponto, e não no nó da correntinha, não sei se todas fazem assim, minha avó por exemplo não faz, mas eu acho mais bonito, pois cria desencontros), até dar o tamanho que eu queria.
Na barra, eu fiz cinco correntinhas e prendi a cada três pontos, formando umas alças, e nas alças, fiz cinco pontos altos em cada. Eu desenhei (péssima em PaintBrush). E aí arrematei e pronto. Ah, para a alça (ela não tem emendas, espero que não leceie, pois está certinha) eu peguei os seis pontos do topo do bustiê e fui fazendo seis pontos altos o tempo todo, até "grudar" com os outros seis pontos do outro bustiê, e aí ficou uma frente única, com a alça fixa. Particularmente, eu acho que ficou bem legal, mais ainda porque, como falei, foi meu primeiro projeto e eu nem sabia direito como fazer crochê, então, grande progresso!!!
Bom, por enquanto é só, mais tarde eu volto, para alguns assuntos "non-tricot".
Beijocas

Nenhum comentário: