quarta-feira, 15 de março de 2006

Blocagem

O post vai sair sem acentos, me desculpem, vou tentar me fazer entender. Eh que troquei de computador e este ainda nao estah configurado, e eu nao posso configurar sozinha porque ainda nao sou administradora dessa nova maquina... :o(

Entaum... blocar eh o seguinte...
Quando a gente faz um trabalho com um ponto "lace", que sao aqueles pontos tipo rendinha, igual aquele que eu disse que usei no inverno passado (1t, *1 lac, 2pjt*), o que acontece? Os pontos ficam todos juntinhos, nao ficam abertos, de forma que voce mal enxerga o desenho da renda. Nesse caso, usa-se o processo da blocagem - que eu soh aprendi esse ano, senao teria aplicado nos cachecois que fiz no ano passado -, que nada mais eh do que um processo usado para "abrir" essa renda, para ela ficar visivel. Umedece-se a peca a ser blocada, e estende-se sobre uma toalha ou pano que "chupe" a agua, prendendo nas pontas com alfinetes, para ele ficar bem esticadinho, com a renda bem aberta, do jeito que a gente gostaria que ele permanecesse. Muitas vezes, um cachecol, por exemplo, chega a ficar uma vez e meia o que era antes, no comprimento. Dai a gente deixa secar ao natural ou, para as apressadinhas como eu, pega o ferro a vapor e vai passando ele por cima da peca, mas sem encostar nela. Ainda nao fiz o teste com nenhuma la, mas sei que elas tem de ser resistentes, senao nao aguentam esse processo. Sei que a la 100% aguenta, e as demais como merino, e outras do genero. Creio que essa la que eu comprei tambem aguente, mas nao tenho certeza, entao como ainda nao apareceu ninguem que soubesse me dizer, vou fazer um teste, e ai conto pra voces e coloco um pap aqui direitinho.

Na sexta passada, inventei de fazer uma capa de almofada para o meu namorado, em crochet filet com um desenho de um tigre. Claaaaaaaaaaro que nao deu certo, afinal eu queria fazer com linha Anne, ia ficar uma colcha e nao uma capa de travesseiro. Diminui o tamanho do desenho e resolvi tentar fazer com meio ponto alto, em vez de ponto alto, assim o desenho ficaria menor, em vez de tres correntinhas para cada quadradinho, eu podia fazer duas apenas. Ah, ta, so porque eu queria. Ahan. A linha eh grossa, os quadradinhos pequenos. Conclusao da historia? Nao dava pra ver nada do desenho. Ainda bem que era apenas uma amostra, senao eu ia ficar brava... mas mesmo a amostra eu tive de fazer um tamanho consideravel para ver se realmente ia dar certo... e nao deu... droga. Perdi o maior tempao, mas ainda foi melhor do que fazer tudo e terminar vendo todo o trabalho perdido. Depois de alguma negociacao com meu namorado, decidi fazer uma almofada de quadrado simples, e comecei a fazer do jeito que queria, e nao eh que estou gostando? Ateh aproveitei que tinha um pouco de linha que sobrou da blusa azul e fiz uma fileirinha azul, e acho que vou fazer mais uma ainda. O que voces acham? Jah esta com 40 cm, acho que vou fazer so mais umas duas voltinhas, e depois vou fazer um babadinho simples fechando a almofada...

clique para aumentar


clique para aumentar


clique para aumentarclique para aumentar

O que estao achando? Depois que terminar esta vou tentar aprender a fazer o crochet filet...

4 comentários:

Nanna disse...

Olá, amo crochê, mas particularmente não gosto muito de fazer o crochê filé, o resultado fica maravilhoso, mas dá um trabalho danado, tenta depois com uma linha mais fina, tenho certeza que o desenho ficará lindo. Como fará a parte de tras da almofada(interrogação) que tal em ponto rede, acho que dará um charme diferente e poderá usar dos dois lados.
Abreijos.

Cris Fazendo Arte disse...

Oi Paty, obrigada pela dica da blocagem. Tenho um cachecol que fiz com a lã Krisp (muito parecida com a sua) vou tentar fazer a blocagem, acho que a lã resiste, pois já dei umas esticadinhas no cachecol e não aconteceu nada. Assim que tiver pronto te falo. Beijos...

Anônimo disse...

O crocê filet não tem segredo,nos espaços vazios, é 1pa,2corr,1pa,agora p/os espaços cheios, vc conta o nº de quadradinhos vazios que vai preencher, multiplica por 3 + 1.
Exemplo: Se o desenho pede 3 espaços cheios, vc vai fazer aí 10pa, se for 7 = 22pa...e por aí vai...
Quando vc vai fazer uma peça, igual a cortina que fiz, vc conta o nº de quadradinhos, e multiplica por 3 + 1 pt, o que vai dar o nº de pt da peça.
Beijocas

Anônimo disse...

Esta ficando muito bom.
Mas é assim, vai adaptando e no final vai sair uma almofada linda!
Bjs,