sexta-feira, 20 de outubro de 2006

Pullôver Branco

Atualmente, estou namorando meu novo projeto. Um pullôver, já que os dias andam friozinhos, e já "apetece" trabalhar com lã, como dizem as amiguinhas de Portugal (além-maire).



Enquanto procurava modelos nas minhas revistas novas guardadas em meios magnéticos (hehehehe) e procurava desesperadamente nos grupos dos quais participo por alguma que eu realmente gostasse muito, a ponto de me animar a fazer um projeto deste tamanho e desta demora, já que eu sou preguiçosa em tricô... enquanto isso, esse lindo modelo me aguardava numa revista bem antiguinha, pedindo para ser escolhido... brincadeiras à parte, estava procurando algo assim, bonito, de efeito, fácil, e não muito trabalhoso/demorado. Ah, e ainda que gastasse pouca lã, pois só comprei 5 novelos, que TEM QUE DAR, já que escolhi uma lã bem carinha pra projetos grandes, mas que fica quase um gato de tão macio!
Comecei ontem. Fui levar umas crianças ao Teatro, e enquanto esperava as danadinhas saírem da peça, coloquei os pontos e comecei a barra. Daí a pouco já estava fazendo a primeira carreira de trança. Quando fiz a primeira torção da bichinha, as crianças saíram. Hoje, fui levar outras crianças ao Teatro e continuei o trabalho. E como rendeu! Fiz um esqueminha de anotar as repetições, e estou usando os marcadores maravilhosos que ganhei da minha ex-ANS Kátia, do Pontos e Pontos. Só esqueci de um pequeno detalhe: na receita estava mandando fazer um aumento de cada lado a cada 8 carreiras, e a toupeira aqui esqueceu deste detalhe. O que não foi ruim de tudo, pois quero fazer uma blusa mais curta, na altura do começo do quadril, quando a da receita cobre o quadril. Assim, acho que os aumentos, que comecei a fazer a partir de agora, vão acabar ficando, senão no lugar certo, bem próximo dele.
Abaixo está a blusa ontem...



Abaixo está a blusa hoje...


E abaixo o detalhe da trança e do ponto fantasia...


Estou gostando demais deste ponto fantasia, porque odeio trabalhar com ponto meia. Acho que não rende, é chato de fazer, demora e faz doer meu pulso, quando trabalho com ele durante um bom tempo. Ah, e acho uma malha lisa em ponto meia feia e sem graça. Devido a todo esse meio ódio ao ponto meia (rsrsrsrs), achei ótimo esse ponto fantasia, que é assim:
1ª carr: tricô
2ª carr: *1m, 1t*
Ou seja, tem o mínimo de ponto meia possível. Ueba!
Meu scaner não está legal, mas logo que der um jeito coloco a receita aqui. Estou usando a lã Calgary, dupla, e agulhas 6. Sim, eu jurei que nunca ia usar uma agulha mais fina do que a famigerada 6,5 que usei para o suéter do Namorado, mas eu fui vencida pela beleza desse pullôver e pela maciez dessa lã. E é só na lã e na altura que alterei a receita, de resto estou seguindo-a em gênero, número e grau. Milagre para mim, que sempre altero isso e aquilo e mudo o tamanho pra se adaptar ao meu. Maaaaaaassssss... como ando emagrecendo e quero emagrecer ainda mais, e como as medidas originais eram só um pouco diferentes das minhas, coisa de 20cm na largura (brincadeirinha! uns 5cm de diferença), então resolvi fazer com as medidas originais. Primeiro, porque quero usar como incentivo pra continuar emagrecendo o fato de ter uma blusa maravilhosa, que eu mesma fiz de presente para mim, me esperando. E segundo porque não quero ter o imenso trabalho de fazer essa blusa para daqui a poucos meses vestí-la e ficar folgadona e desajeitada, sabe? Tipo "o defunto era maior". Tô fora.

Ah, novidade!!! Chegou meu curso de Corte e Costura por correspondência. Estou toda animada. Dei uma folheada no material e achei bem legal, bem explicadinho, bem passo a passo e inicia no bem iniciante mesmo, explicando os materiais, diferenças entre tesouras, pontos, e tals. Bem pra quem não sabe nada como eu. E os projetos começam em pagãozinho (a coisa mais simples, um corte de tecido com duas costuras, uma em cada ombro) e terminam com... VESTIDO DE NOIVA! Tá certo que eu não faço questão de ficar "a expert" a ponto de imaginar, criar, desenhar, cortar e costurar um vestido de noiva, mas é legal saber a que ponto (eles acham que) a gente pode chegar! Dá uma animação! E achei muito legal o fato de que os exercícios práticos que você manda para correção (por exemplo: no primeiro exercício prático a gente corta e costura um pagãozinho e manda pra eles por correio, pra correção) não são devolvidos às alunas, mas sim doados a Instituições de Caridade. Legal isso! Dá mais vontade de fazer bem direitinho e caprichado, não só pra receber uma nota boa, mas também pros nenenzinhos ficarem mais bem vestidos e bonitinhos... legal, né?

Beijinhos e até mais!

Paty

11 comentários:

Anônimo disse...

OI, PATY!
ESTOU ADORANDO SEU PULL BRANQUINHO. FOI A COR QUE USEI PARA MEU PRIMEIRO PULL,HÁ QUASE 20 ANOS, QUE TAMBÉM TINHA TRANÇAS E PONTO ARROZ, ME DEU UMA SAUDADE!...
PATY, SERIA DEMAIS PERGUNTAR QUAL O CURSO VC COMPROU? EU COMPREI DA PADRE REUS, FIZ INSCRIÇÃO, COMECEI A ESTUDAR E LOGO TIVE MUITAS DÚVIDAS. MANDEI E-MAIL SOLICITANDO INSTRUÇÕES HÁ SÉCULOS E NUNCA RECEBI RESPOSTA, SÓ PROMESSAS DO TIPO, LOGO ESTAREMOS ATENDENDO SUA SOLICITAÇÃO. E PRA PIORAR, POUCOS DIAS RECEBI POR CORREIO A ORIENTAÇÃO DE QUE EU DEVERIA ENVIAR A PROVA RESPONDIDA PRA CORREÇÃO. QUE PROVA, SE NUNCA RECEBI NEM RESPOSTAS PRAS MINHAS DÚVIDAS? EU, HEIN... JÁ ENTREI EM CONTATO PRA TENTAR EXPLICAR, MAS ELES NÃO DÃO SINAL DE VIDA. ESTOU ME SENTINDO LUDIBRIADA E LESADA, MAS JÁ DESISTI DELES.
AGORA QUERIA UMA INSTITUIÇÃO SÉRIA, QUE RESPEITASSE MEU DESEJO DE APRENDER. POR FAVOR, DIGA QUAL VC ESCOLHEU, VOU ADORAR.
BEIJINHOS
MIRIAM

Elaine disse...

Oi paty,que curso e esse?eu ja fiz curso de costura e tenho nocoes,mas gostaria de aprender mesmo!!!sera que enviam pra fora do brasil??beijos

Anônimo disse...

Assim vc me deixa animada para fazer o curso de corte e costura, pelo que vc explicou esse deve ser do Instituto Universal, conheço uma pessoa que fez o tal pagãozinho, mas não deu continuidade. Eu herdei a máquina da minha sogra e na semana passada eu consegui colocar a bichinha pra trabalhar. Vou começar esse curso também! É impossível encontrar cursos de artesanato (aqui no Rio) que não sejam em horário comercial!
Continue contando as novidades! Boa sorte!

Anônimo disse...

Oi Paty, bom dia amiguinha

Menina, eu babei no seu blog, tudo aqui é maravilhoso, parabéns!
Amei a bolsa marrom,pena que não sou boa em decifrar gráficos..:(
mas vou tentar fazer, se conseguir posto prá você ver lá no magia da arte ok?
Um beijo, tenha um lindo dia !
Wandinha

Anônimo disse...

Oi Paty, será que você me explicar como esses contadores de carreiras são usados?
Meu email é hadassajj@ig.com.br
Obrigada, Joyce.

ISA disse...

olá adorei seu blog o meu esta no comecinho mas dê uma passadinha lá espero q goste beijinhos isa

Katia disse...

Oi Paty
Que fofo você está usando os markers que eu fiz para você!!!
E a blusa tá ficando lindona, mas me diga consegue tricotar neste calor?? Eu estou passando longe das lãs!!!
Beijinhos e sempre passando por aqui mesmo não deixando sempre comments.
Kátia

Paty Bello disse...

Oi meninas que me perguntaram do curso de corte e costura,
é do Instituto Universal Brasileiro mesmo. Gente, deixa eu pedir, quando vcs me pedirem alguma coisa ou perguntarem algo, deixem o e-mail, senão não tenho como respondê-las a não ser aqui nos comments! Pra fugir do spam deixem assim: seunome#provedor.com.br , trocando o @ por #.
Beijinhos
PatyBello

Anônimo disse...

Boa tarde, adorei o pulover branco, será que poderia me enviar a receitapelo meu e-mail. rosana.sita@saofranciscodepaula.rs.gov.br e se tiver uma receit ade bolero infantil em trico e pudesse me mandar também eu adoraria.
Desde já fico muito grata e aguardo resposta anciosamente
um abraço
Rosana

Anônimo disse...

Oi Patty, Parabéns pelo blog, lindo e mais lindo é esse pullover branco, será que dá para me enviar a receita, meu e-mail é: rosana.sita@saofranciscodepaula.rs.gov.brf e se tiver uma receitinha de bolero infantil e pudesse me enviar eu ia adorar.
Desde já fico agradecida.
Um abraço
Rosana

Anônimo disse...

Oie Paty td joia???
Estou iniciando no triço .. e ultimamente ando corajosa e nao qro + so fazer cachecol, qro Pullôver e adorei o seu branquinho, tem como vc me enviar a receita dele???
Obg
Bjosss

Emal: olgacarolinalima@hotmail.com